PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

NAMORADO ALCOOLIZADO

Fui vítima por parte do meu namorado de há 3 meses, que se encontrava alcoolizado pela primeira vez na minha presença (numa festa de Carnaval) num episodio de ciúme explosivo e violento (porque pedi um cigarro a um desonhecido com ele ao meu lado). Tentou oferecer porrada a toda a gente que olhou para ele, logo depois de me ter insultado. Quando caiu em si, arrependeu-se do ocorrido e diz tratar-se de um acto único, nunca sucedido (que familiares e seus amigos confirmam). É possivel ser um acto único ou algo intrínseco ao seu ser e à sua forma de estar, que poderá ocorrer novamente? Não bebe por norma e nunca foi ciumento... Como nunca assisti a nada assim nem comigo nem com outra pessoa, não tenho ideia se isto poderá ocorrer uma única vez a uma pessoa, ou se significa que se aconteceu poderá vir a acontecer novamente porque não dá para controlar. Defino-o como uma pessoa extremamente calma, amigo do amigo, muito relaxado na forma de estar na vida, mas agora não sei o que pensar, tenho receio de dar uma segunda oportunidade.

S.

Não posso dar-lhe quaisquer garantias em relação ao comportamento do seu namorado no futuro. O consumo abusivo do álcool constitui sempre uma potencial ameaça - ao bem-estar do próprio e de quem está à volta. Como se sabe, ninguém é verdadeiramente capaz de controlar todos os seus gestos a partir do momento em que está sob efeito desta substância.

Muitas pessoas comummente consideradas calmas podem adoptar comportamentos violentos - quer do ponto de vista físico, quer psicológico.

Uma situação de embriaguez não transforma o seu namorado num alcoólico, mas é importante que possam conversar abertamente sobre o que aconteceu. Mais do que rotular o seu namorado de alcoólico ou de violento, é importante que seja capaz de lhe expressar de forma clara e honesta o que sentiu naquele dia. Partilhe os seus receios e procure ouvi-lo, sem ideias preconcebidas.