PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

O MEU MARIDO FAZ-ME CHORAR

O meu marido trata-me como uma princesa, é das pessoas mais fantásticas que conheço mas, ao mesmo tempo, quando digo algo que não lhe agrada, como por exemplo "Estou cansada, não me apetece sair, ir ao jardim ou ir às compras", ele transforma-se noutra pessoa. Diz-me coisas duras, que me fazem chorar. Diz que estou sempre a queixar-me, que pareço um mártir. Sei que não sou perfeita, que sou insegura, que gostava de ser uma super-mulher, mas tenho as minhas limitações... E ele fica mesmo irritado. Que devo fazer? Fingir que sou a super-mulher não me parece o mais correcto...

S.

Numa relação amorosa é fundamental que sejamos capazes de expressar de forma clara e honesta aquilo que pensamos/ sentimos/ desejamos. Mas isso não deve implicar que sejamos frontais a qualquer preço. Paraece-me natural, e até saudável, que o seu marido possa demonstrar o seu descontentamento em relação a algumas das suas escolhas. Contudo, neste caso, não estará a fazê-lo de uma forma ajustada. Sempre que o seu marido a ofende, humilha ou desrespeita não está a ser assertivo. Está, isso sim, a usar uma comunicação agressiva, que em nada dignifica a relação.



É possível que estes episódios não ocorram por "maldade", mas antes por incompetência. Nem todas as pessoas são capazes de mostrar desagrado/ descontentamento de modo assertivo, pelo que lhe compete a si chamar a atenção do seu marido em relação a estas situações.

Claro que não concordo com a ideia de fingir que é uma super-mulher. Esse seria um comportamento passivo, que tenderia a agudizar o problema. Sempre que se sentir ofendida diga ao seu marido que não gosta desse tipo de linguagem e que preferia que ele mostrasse o seu desagrado sem humilhações.