PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

RACISMO

Tenho apenas 13 anos e sou negra. Praticamente desde que nasci que sou discriminada. Sempre ouvi piadas racistas, pessoas a falar mal dos negros, a dizer que não presto, olham-me de lado... Basicamente sempre fui humilhada.Antes nem me importava, mas desde o ano passado que tudo isso mudou. As piadas eram sempre as mesmas, mas não sei porquê começaram a afectar-me cada vez mais... Isso fez com que eu me afastasse um pouco dos meus amigos. Eu ia sempre para um canto, pensava nisso e chorava. Eu chorava praticamente todos os dias, e ainda choro, pois não me sinto bem sendo negra. Sinto-me feia, sinto-me ninguém. E sinceramente eu acho que o mundo era bem melhor se eu não existisse. Nao tenho orgulho no que sou pois os outros não me dão razão para tal. Já tentei de tudo, mas não consigo mesmo ultrapassar isto. Queria saber que conselhos me poderia dar para me ajudar a ultrapassar esta dor...

M.


Infelizmente, as manifestações de racismo continuam a existir na nossa sociedade - às vezes de forma clara, outras de forma implícita. Nenhuma forma de preconceito é válida ou aceitável, já que, além de ser um sinal de ignorância, é um ataque que implica quase sempre dor e angústia.

Como deve imaginar, quase todas as pessoas de raça negra já terão sido vítimas de preconceito. Mas isso não implica que devam gerir as suas vidas em função desses comportamentos desprezíveis. Mesmo que alguns desses comentários sejam profundamente maldosos, eles acabam por ter o valor que lhes quisermos atribuir. Não tenho legitimidade para lhe pedir que os ignore, mas creio que será sensato propor-lhe que olhe para a sua vida de um ponto de vista mais abrangente. As pessoas preconceituosas vão continuar a ser preconceituosas e em relação a isso há pouco que possa fazer. Mas as suas escolhas, as suas ambições, as suas metas dependem maioritariamente de si e da sua perseverança.

Lembre-se de que os apupos e insultos terão com certeza feito parte do percurso de pessoas negras mundialmente (re)conhecidas e idolatradas. Cada um nós tem o poder de contribuir, de forma mais ou menos visível, para que o mundo seja um bocadinho melhor e o seu caso não é excepção. Atribua ao preconceito o peso que merece e viva a sua vida orgulhosamente.