PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

GERIR CONFLITOS EM GRUPOS DE TRABALHO

Tenho andado aqui a reflectir sobre conflitos interpessoais entre grupos de trabalho. Acontece que nos últimos três anos estive a tirar uma licenciatura e nunca assisti nem me senti envolvida em tantos conflitos. Antes de estar neste curso já havia tirado um outro e nunca me aconteceu coisa semelhante. Cheguei ao ponto de entrar em Burnout ou Depressão, já nem sei bem mesmo o que é que foi. Eu não sei lidar com situações de conflito ou quando as pessoas começam a falar mal umas das outras. Sinto-me mal e culpabilizada por tudo o que acontece, não conseguindo chegar a uma análse racional da situação, fico sem perceber o que se passou. Desde essa sequência de conflitos, fiquei com a sensação de que devo ser uma pessoa confluituosa e ando sempre com esta ideia na cabeça. Apesar disso, acho que sou uma pessoa que gosta de reflectir sobre os mais variados temas e envolvo-me demasiado física e psicologicamente em todos os trabalhos que faço. Dou sempre o máximo de mim e espero que os outros também o façam. E quando isso não acontece, às vezes fico furiosa. Agora depois destes anos, já procuro refelctir se não estou a exigir demasiado de mim e dos outros mas fico baralhada pois já parto do princípio de que o problema é meu e rotulo-me antecipadamnete como uma pessoa conflituosa! E fico à espera que todos confirmem essa minha certeza! Nunca tive tantas dúvidas em relação a mim própria. Acho que, apesar do meu perfecconismo e dedicação, sou uma pessoa divertida e acabo por criar um bom espirito. Ja aprendi que nem toda a gente funciona como eu! Além disso não sei lidar com situações de stress. Fico bloqueada, não conseguindo produzir! Por favor ajude-me e dê-me a sua opinião.

C.

Os conflitos entre pares são relativamente comuns, seja em contexto académico ou profissional. Algumas pessoas são mais sensíveis a essas situações de tensão e, por isso, mesmo, podem sentir maiores dificuldades em gerir a sua comunicação, oscilando entre comportamentos passivos (não dizendo nada, tentando evitar o conflito) e comportamentos agressivos (que nem sempre implicam gritos ou expressões ofensivas). A verdade é que quanto maior for a sua assertividade, isto é, a capacidade para, de uma forma clara e honesta expor o seu ponto de vista, sem medos, respeitando a posição do seu interlocutor, maior será a probabilidade de se sentir segura nas respectivas relações. Para as pessoas perfeccionistas pode ser especialmente difícil lidar com atrasos, incompetência, etc., pelo que a tensão pode crescer. Competir-lhe-á identificar as suas maiores dificuldades e trabalhar para que estas não comprometam o seu quotidiano. Se não se sentir segura em relação à forma como gere estas situações, poderá contar com o apoio de um psicólogo que a ajudará a promover esta competência social (assertividade).