PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

SOU MUITO PESSIMISTA

Tenho 24 anos e sou muito pessimista. Não gosto muito de mim, no entanto, acho que até sou uma pessoa interessante... Como devo fazer para pensar de outra maneira, para aprender a gostar de mim, para ter confiança em mim, para ser um pouco mais positiva?
S.

O optimismo é uma característica de personalidade que pode ser treinada. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode e deve investir nesta competência. Mesmo que o nosso cérebro nos empurre muitas vezes para olharmos para a realidade que nos circunda de forma negativa, é possível treiná-lo no sentido de também reconhecer todas as coisas positivas que acontecem diariamente. Se for capaz de, ao longo de várias semanas, anotar todos os dias 3 coisas positivas que lhe aconteçam (mesmo que sejam muito simples), reconhecendo também o que é que teve de fazer para que elas acontecessem, estará a colocar em prática um dos mais conhecidos exercícios da Psicologia Positiva. Olhe à sua volta e procure identificar todas as pessoas que frequente ou pontualmente contribuíram para que se sentisse feliz e escreva-lhes uma espécie de carta de gratidão. Mesmo que não entregue estas cartas, elas serão em si mesmas terapêuticas, porque a ajudarão a treinar o seu optimismo.