PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

ANSIEDADE CRESCENTE

Penso que nunca me preocupei muito com esta questão e é a 1ª vez que vou desabafar com alguém sem ser com o meu namorado, mas de há uns tempos para cá parece que ela se tem agravado, o que me faz estar alerta. É o seguinte: desde miúda nunca podia ir a passeios da escola porque quando chegava a altura ficava doente e chegámos (eu e os meus pais) à conclusão que devia ser da minha ansiedade. Hoje em dia noto que sempre que vou fazer algo de que gosto, ou que tenho medo que aconteça, começo a ter dores de estômago, de barriga, fico enjoada, não consigo comer, apetece-me vomitar, etc. Eu sou muito magrinha e fico chateada por isto me acontecer porque emagreço!!! Isto torna-se cada vez mais grave porque o simples facto de ir às compras me provoca esse mal-estar... Gostava de saber a sua opinião e se o meu caso tem tratamento ou se isto são tudo paranóias da minha cabeça porque efectivamente começa a mexer bastante com a minha vida.

S.


Há muitas pessoas que vivem angustiadas, nervosas, sem que se apercebam que estão a passar por um transtorno depressivo ou ansioso. Não raras vezes, cresceram em famílias em que o pai ou a mãe também era assim, pelo que acabam por considerar que "é normal". Noutros casos, como sempre se conheceram assim, não reconhecem que é possível dar resposta a estas dificuldades. Sim, porque estamos a falar de dificuldades/ sintomas que acabam por comprometer o normal funcionamento do dia-a-dia. Compete-lhe a si determinar quão angustiada se sente e até que ponto gostaria de implementar as mudanças necessárias à recuperação do seu bem-estar. A ajuda profissional poderá ajudá-la a identificar os motivos subjacentes à sua ansiedade, bem como a gerir as suas emoções de forma mais eficaz.