PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

CONHECER PESSOAS PELA INTERNET - É SEGURO?

Encontro-me numa situação um tanto complicada e gostaria de ter a sua opinião, dado que é psicóloga e poderá certamente melhor avaliar a situação. Tenho 18 anos e conheci há pouco tempo, via Internet, um homem de 30 anos. Inicialmente falávamos apenas porque ele queria saber como era a abertura para a comunidade gay na minha cidade, pois ele é de outra cidade. Inicialmente eram conversas sem qualquer interesse, apenas conversas de ocasião. Mas com o tempo começaram a surgir temas em que dávamos a nossa opiniao e percebemos que pensamos da mesma forma, temos ambos uma mente muito aberta, opiniões muito próximas, etc. O que acontece é que com toda esta situação criou-se uma grande "cumplicidade", conseguimos estar horas e horas a falar sobre diversos assuntos e sem nunca nos repetirmos. Já por várias vezes ele afirmou que do pouco que me conhece gostou muito e diz que aos olhos dele sou bastante adulta para a idade que tenho porque sei o quero, quando quero, sei impor-me. Por várias vezes ele demonstrou vontade de me conhecer pessoalmente e demonstrou que sentia uma certa atracção por mim, mas eu não sei se devo consentir ou não. Ele parece-me ser uma pessoa séria (ao que me disse é advogado) mas há sempre a qestão de nunca sabermos quem está do outro lado, quando se trata de comunicação via Internet. Tenho algum receio dessa questão, mas algo me diz que posso confiar. Se possível gostaria de saber a sua opinião, pois já a vi em alguns programas de televisão e gostei do modo como expõe a sua opinião, de uma forma prática.
S.

Fico lisonjeada por confiar em mim para partilhar a sua dúvida. A Internet é hoje uma plataforma de comunicação que permite, dentre outras coisas, conhecer pessoas novas. Convivo com muitos casais que se conheceram precisamente através da Internet e não tenho qualquer preconceito em relação a isso. Sei, no entanto, que esta via de comunicação é particularmente favorável a todas as pessoas que, não se sentindo bem na sua vida, vêem nesta "janela" uma oportunidade para viver outras identidades. Infelizmente, também convivo com muitas mulheres que foram enganadas, vivendo experiências que, aos seus olhos, seriam amorosas, mas que não passariam de tentativas de assédio assexual do outro lado.

Como imagina, não posso nem quero tomar qualquer decisão por si mas, no mínimo, sugiro-lhe que seja prudente. Há uma diferença substancial entre emitir as suas opiniões a um desconhecido e partilhar também os seus dados pessoais. Procure proteger a sua identidade e, se algum dia se sentir confiante para se encontrar com esta ou com outra pessoa, avise um familiar ou amigo e opte por fazê-lo num local público. A pessoa com quem tem conversado pode muito bem ser uma pessoa idónea e com boas intenções, mas é importante recordar que os burlões e malfeitores que chegam às páginas dos jornais nunca se mostram agressivos numa fase inicial.