PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

OBCECADO POR UM AMOR DO PASSADO

Tenho 23 anos e vivo obcecado por um grande amor do passado. Sou homossexual e conheci um rapaz há algum tempo. Na altura em que andava com ele não dava a devida importância à nossa relação. Estivemos pouco tempo juntos. Separámo-nos fisicamente, pois ele teve de emigrar, e desde essa altura não houve um único dia em que não pensasse nele. Já se passaram 3 anos e meio, e ainda fico preso a hipotéticos sonhos de emigrar também, ir ter com ele, viver com ele. Mas fazê-lo, de livre vontade, seria um tiro no escuro, já que ele não sabe do que realmente ainda sinto por ele, e ao contar-lhe arriscar-me-ia a perder o seu contacto, pois ele também merece ser feliz com a vida dele. Nem sei se o sentimento é recíproco... Além disso, se emigrasse, isso seria um choque enorme para a minha família e amigos, por desconhecerem e não saberem da minha situação. Já tentei várias vezes esquecê-lo, envolvendo-me com outras pessoas... Mas não resulta. Já pensei várias vezes em viajar para ter uma conversa sincera com ele... Mas o facto é que ainda não tive condições para tal, pois ainda sou muito jovem e vivo sob a guarda dos meus pais. O meu maior medo é que este amor, obsessivo, me leve a não avançar noutras relações. Já passei por um longo processo de alteração de imagem, incluindo cirurgia plástica (por ter baixa auto-estima) e julgar-me inferior nas relações, e com o hipotético sonho de um dia chegar ao pé dele, e ele poder sentir o mesmo que eu sinto por ele. Já perdi muitos anos de estudo com esse processo. Gostaria de saber se há uma solução. Se é possível esquecer-se um grande amor, sem perder o contacto dessa pessoa. Se fará sentido esperar que o tempo passe (já lá vão 3 longos anos) ou se devo esperar pela minha independência e lutar por esse amor.
P.

Quase todas as pessoas, independentemente de estarem ou não numa relação, são capazes de identificar grandes amores no seu passado, sem que isso implique que se sintam angustiadas ou sequer as impeça de fazer planos. O facto de se sentir preso a esta relação pode ter pouco a ver com a pessoa em causa, estando mais relacionado com as dificuldades a que se refere em termos de auto-estima e segurança emocional. Acredito que tenha amado profundamente este rapaz e que se sinta infeliz porque a relação não perdurou, pelo que me parece natural que tenha ainda algo a dizer e até que deseje fazê-lo pessoalmente. No entanto, muito tempo passou e esta hipótese acaba por tornar-se menos ajustada, já que existe uma forte probabilidade de a outra pessoa ter seguido em frente. Talvez valha a pena exteriorizar a sua dor através da escrita - a terapia narrativa, que não é mais do que o recurso a cartas, diários e outros registos que nos permitam deitar cá para fora os nossos sentimentos, pode ser efectivamente útil à estruturação dos seus pensamentos e emoções. Escrever uma carta que jamais será entregue pode ser libertador, funcionando como uma ponte para que o luto da relação fique completo.

Por outro lado, e em função de tudo o que descreveu, parece-me importante que possa investir em si, no seu autoconhecimento e na sua valorização emocional, mais do que na resolução de questões específicas relacionadas com a auto-imagem. Investir nas suas amizades, nas pessoas que gostam de si e, porventura, recorrer à Psicoterapia são passos que o o ajudarão a aproximar-se daquilo que quer ser.