PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM DOENÇAS

Tive uma crise de ansiedade há uns meses porque pensava que tinha uma série de doenças. Fui a uma psicóloga porque já nao aguentava e foi ela que me disse o que era, a partir dos sintomas que eu apresentava. Antes disso fiz uma bateria de exames e estava sempre tudo bem comigo, mas eu nunca me convencia e então eu fui a um psiquiatra e ele disse o mesmo que a psicóloga e receitou-me um medicamento durante mais ou menos 3 meses mas não me mandou fazer desmame. Passado esse tempo voltei a ter preocupações desta natureza e agora sinto uns sintomas esquisitos como espasmos musculares, dores ósseas, principalmente nas articulações, dores no peito e já começo a pensar que tenho para aí um cancro nos ossos. Até porque a doença que mais me aterroriza é o cancro. O que é que eu tenho, será outra crise? Que sintomas são estes?
J.

Os sinais e sintomas associados aos transtornos de ansiedade são potencialmente incapacitantes, já que o medo exacerbado quando não é tratado condiciona cada vez mais a realização de tarefas simples do quotidiano. A hipocondria - medo de doenças ou de adoecer - é um transtorno relativamente comum que merece um acompanhamento especializado. De um modo geral, é através da combinação de medicação antidepressiva, ansiolítica e acompanhamento psicoterapêutico que se consegue resultados mais rápidos e consistentes. Compete ao seu médico avaliar o período durante o qual deverá tomar a respectiva medicação, mas é usual que haja uma avaliação a cada três meses (no mínimo). É possível que tenha havido alguns equívocos de comunicação que o levaram à interrupção prematura do fármaco que, de resto, acarreta quase sempre o risco de recaídas. Sugiro, por isso, que volte a ser consultado pelo médico psiquiatra e que retome as consultas com a sua psicóloga. Com o seu esforço e a sua determinação será capaz de recuperar o bem-estar e a tranquilidade.