PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

DEPRESSÃO PÓS-PARTO E O MEDO DE VOLTAR A ENGRAVIDAR

Eu tive depressão pós-parto e não fui compreendida pelas pessoas que me cercavam. Tive o apoio do meu marido que sofreu comigo. Eu achava que não seria capaz de cuidar de uma criança, de fazê-la feliz, de a alimentar... Tudo era difícil para mim, uma tragédia. A primeira vez que fui com o meu filho a uma consulta ao pediatra sozinha foi horrível, eu tinha medo de tudo! Mas graças a Deus passou e hoje tenho medo de ter outro filho por causa de tudo o que passei, mas ninguém entende isso.
S.

Tal como acontece em relação a muitas outras perturbações, a depressão pós-parto é duplamente avassaladora - em primeiro lugar, porque é dolorosa e incapacitante; e depois porque quem está à volta da mulher com depressão pós-parto pode ter seríssimas dificuldades em entender os contornos da doença. A incompreensão, a falta de informação e a intolerância são males terríveis, já que contribuem para a agudização do transtorno depressivo. Felizmente, teve o apoio do seu marido e recuperou. Compreendo, ainda assim, que se sinta receosa em relação à possibilidade de engravidar novamente. Este é um medo comum a praticamente todas as mulheres em situações como a sua. Não podendo dizer-lhe que não voltará a acontecer, devo chamar a sua atenção para a importância da sua experiência. O facto de já ter vivido uma depressão pós-parto faz com que conheça muito bem os sinais e possa, eventualmente, recorrer à ajuda especializada se voltar a sentir-se fragilizada. Por outro lado, e porque as expectativas em relação ao nascimento do primeiro filho também contribuem para o aparecimento deste transtorno depressivo, é expectável que viva uma segunda gravidez com maior tranquilidade, pelo que o pós-parto também poderá ser mais fácil.