PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

MEDO DE VIAJAR

Tenho 23 anos, há 3 anos e meio vim do Luxemburgo para estudar em Portugal. Os meus pais e as minhas irmãs ficaram lá. Desde então que tenho vindo a desenvolver cada vez mais medos. Comecei por ter medo de estar sozinha, até ao medo de viajar para muito longe. Sempre que sei que vou ter que sair de casa para fazer uma viagem superior a 20 minutos fico angustiada. Tanto que agora é um verdadeiro sacrifício pegar no avião para visitar a minha família. Algum tempo antes da viagem tenho pesadelos, sinto o coração a bater mais forte e sinto-me muito ansiosa. O mesmo acontece quando sei que alguém que me é próximo vai viajar. Não sei bem o que fazer. Será melhor procurar ajuda?
C.

Apesar de perceber que o facto de ter vindo para Portugal pode tê-la condicionado muito, fomentando alguns medos e inseguranças, não conheço detalhadamente o seu percurso, pelo que não posso fazer quaisquer considerações sobre a origem destas dificuldades. Posso, isso sim, tentar ajudá-la a definir o problema e dar-lhe algumas sugestões. Em primeiro lugar, sugiro que converse abertamente sobre estes medos com alguém da sua confiança - falarmos sobre aquilo que nos atormenta é um passo muito significativo para reduzir a ansiedade associada. Procure reflectir sobre tudo aquilo que a angustia e avalie a dimensão dos constrangimentos que daí resultam. É natural que nos preocupemos com a saúde e o bem-estar das pessoas que amamos e a distância deixa-nos normalmente mais inseguros. O medo é natural e, até certo ponto, saudável. Se acha que este é um problema que começa a comprometer o seu quotidiano e/ou há algumas coisas que tem deixado de fazer por causa disso, valerá a pena falar com um profissional especializado.

Como sei que estes níveis de ansiedade são ainda mais comuns em função do isolamento social, sugiro que procure estar com as pessoas que conhece em Portugal - saia mais, procure criar as suas raízes, fazer amigos, lutar pelos seus objectivos. Quanto maior for o seu isolamento, maior será a probabilidade de se sentir dominada por pensamentos automáticos negativos. Finalmente, sugiro que converse abertamente com os seu familiares sobre as saudades que sente. Expresse a sua tristeza, sem embaraço, já que isso impedi-la-á de acumular tensões que, mais tarde, serão exteriorizadas de modo ansioso.