PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Os transtornos de ansiedade vão-se agravando ao longo do tempo? Eu tomo Paroxetina e identifiquei-me muito com o texto "Transtorno de Ansiedade Generalizada", daí a pergunta. É que existe Fobia Social/Transtorno de Ansiedade Social, que me parece menos "grave". Gostaria de saber se antes de eu ter o Transtorno de Ansiedade Generelizada (se é que eu tenho), eu tive Fobia Social.
C.

Seria impossível efectuar qualquer diagnóstico por esta via, mesmo que a sua descrição fosse detalhada, mas parece-me evidente que o mais importante não é o "nome" do transtorno ansioso mas o sofrimento que este acarreta. O facto de estar medicada leva-me a presumir que procurou ajuda médica, o que me parece muito ajustado. Independentemente de se tratar de uma situação de Fobia Social ou de Ansiedade Generalizada, quando os níveis de ansiedade comprometem o nosso bem-estar e a realização das mais banais tarefas do quotidiano, é fundamental pedir ajuda. Em qualquer uma destas situações é mais frutífero combinar a terapia farmacológica (medicamentos) com a psicoterapia. O acompanhamento efectuado por um psicólogo experiente ajudá-la-á a perceber a origem da sua ansiedade, a gerir melhor as suas emoções e a recuperar a segurança. Cada caso é único e importa que dê a si mesma a oportunidade de "trabalhar" as suas emoções.