PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

NAMORADA SÓ PENSA EM SEXO

Tenho 30 anos, sem filhos, e já tive inúmeros namoros, todos longos. Estou há 1 e meio com uma mulher de 24 anos e tenho muitos problemas. A nossa comunicação não flui muito bem, ela é muito fechada comigo. Quando conversamos, há sempre uma discussão em algum ponto neste diálogo. Ela só pensa em sexo, não dá carinho, priva-me das coisas, tem um ciúme doentio em relação a mim. E o pior, quando a encontro em algum local e está com alguém conhecido, mesmo sabendo que estamos a namorar, ela estranhamente vira o rosto quando vou para beijá-la. O que será está errado comigo? O problema será meu? Estaremos num relacionamento de aparências? Ultimamente estes problemas estão a afectar-me demais e tenho dificuldade em concentrar-me em coisas importantes noutras áreas de minha vida. Tenho aparentes ataques de raiva sozinho.
C.

Embora não conheça detalhadamente a sua situação, acredito que esteja a ser vítima de algumas dificuldades de comunicação. O facto de a sua namorada aparentemente só pensar em sexo e, simultaneamente, ser incapaz de o acarinhar de outras formas pode estar relacionado com o seu passado emocional. Algumas pessoas amadurecem com a crença de que a satisfação sexual é tudo numa relação, pelo que dão o seu melhor para agradar o cônjuge. É possível que a sua namorada procure dar-lhe aquilo que ela acha que o leitor precisa - até em função de outros relacionamentos em que a sexualidade era sobrevalorizada. Quando a afasta, ela sente-se certamente rejeitada, humilhada, como se não valesse nada para si. Por outro lado, se ela não estiver habituada a acarinhar, a tocar, a abraçar, olhará para as suas queixas como ataques pessoais e não como chamadas de atenção para aquilo de que precisa. Ao sentir-se sistematicamente criticada, tenderá a vestir uma capa, mostrando-se forte e emocionalmente independente. Trata-se de um mecanismo de defesa que a impede de sofrer mais. Procure ser claro na verbalização dos seus afectos e das suas necessidades. Mostre que ama a sua namorada e diga-lhe o quão importante ela é para si. Não tenha vergonha de assumir que depende do seu afecto e mostre-lhe que estará lá para ela também.