PÁGINA INICIAL     |     AMOR     |     ANSIEDADE      |     CIÚME     |     DOENÇA E MORTE     |     FAMÍLIA     |     FOBIAS     |     INFIDELIDADE     
VIOLÊNCIA     |     DIVÓRCIO     |     EDUCAÇÃO DOS FILHOS     |     ÁLCOOL E DROGAS     |     COMPORTAMENTO ALIMENTAR     |     DEPRESSÃO

INFIDELIDADE DE LONGA DURAÇÃO

Fui traída durante 6 anos e quando descobri o meu mundo ruiu. A nossa relação degradou-se de uma maneira que eu nunca imaginara. Não falamos, só há discussões porque eu não consigo lidar com este assunto. Ao longo de dois anos fui apanhando pequenas coisas que, apesar de ele me dizer que já estava tudo acabado, continuavam a aparecer. Eu fui desculpando até que chegou a um ponto em que não acredito em nada do que me diz. Ainda hoje apesar de ele me dizer que já resolveu o problema ainda não teve a coragem de me dizer como o resolveu. Pedi-lhe para me dar provas de que já tinha tudo acabado e diz que não sabe como provar. Contudo, já das outras vezes me dizia que tinha tudo acabado e no entanto durante 2 anos as coisas continuaram na mesma. Estou desesperada. Não gosto de viver dentro da minha cabeça nem dentro do meu corpo. A minha vida está desfeita e a dele também. Será que tenho hipótese de ser feliz? E de ter paz?
A.

Se por um lado é verdade que todos os dias ouvimos falar de infidelidade e que o tema se tornou, em certa medida, banal, isso não torna a experiência menos dolorosa. Ao referir que o seu mundo ruiu está a sistematizar numa única frase aquilo por que passam muitas outras pessoas. Cada situação conterá as respectivas especificidades, mas a revelação da traição é sempre dolorosa e difícil de gerir. Neste caso, e porque estamos perante uma relação extraconjugal duradoura, pode ser ainda mais difícil discernir sobre as reais intenções do seu marido, já que é provável que, a par do envolvimento físico, tenha existido algum investimento emocional. Só o tempo poderá determinar se a leitora e o seu marido se sentem capazes de voltar a investir nesta relação, sendo que essa reconstrução deverá incluir uma análise cuidada do que os levou a este distanciamento. Recuperar desta dor e voltar a acreditar na pessoa que cometeu a traição não é fácil, admito, mas é possível. Para já, é fundamental que se apoie nas pessoas que gostam de si e que, estou certa, a quererão ver segura e feliz. Isolar-se e/ou centrar-se exclusivamente na resolução deste problema será não apenas infrutífero, mas desgastante.

Deverá considerar a hipótese de recorrerem à ajuda da terapia de casal, que os poderá ajudar a identificar os sentimentos que ainda existem, bem como a implementar as mudanças que lhes permitam atingir os objectivos pretendidos. Importa, no entanto, lembrar que nenhum processo de terapia de casal pode ter lugar se se mantiver a relação extraconjugal.